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Na visão da SucceXX Minds não existe a melhor metodologia, existe um arsenal de técnicas que devem ser acessadas de acordo com as necessidades. Cada projeto de inovação sempre terá as características do seu negócio. A intensidade, velocidade e grau de mudança são específicos de cada caso. Além do fato de que precisamos respeitar o ritmo de cada empresa, e nós temos o expertise, a prática de técnicas modernas e comprovadas que podem ajudar a sua empresa alcançar a inovação desejada.

Inovação é essencial

Todo executivo vai afirmar que inovação é essencial para os negócios. E realmente é! Vários são os exemplos reais de inovações que alavancaram empresas.

Definitivamente inovação é, e sempre será, palavra de ordem no mundo dos negócios. Tanto nos momentos prósperos e otimistas como nos de recessão e desconfiança. A “inovação” surge para resolver um problema / explorar uma oportunidade.

A questão é que existem diferentes tipos de problemas (simples, complicados, complexos e caóticos) e para resolver diferentes problemas, precisamos utilizar diferentes ferramentas.

O método de tratamento de problemas de Ralph Stacey, ou Diagrama de Stacey, ajuda a demonstrar isso.

Os problemas que são os mais simples e de mais fácil solução são aqueles onde os agentes têm mais certeza da solução e estão em maior  grau de acordo sobre ela (região que requer uma gestão considerada “ordinária”). No extremo oposto se encontra a região do caos, onde não existe certeza sobre os problemas e suas potenciais soluções nem possibilidade de acordo. Entre estes dois extremos (simples e caótico) está a região da complexidade, onde se faz necessária uma gestão diferenciada (extraordinária), estratégica para abordagem do problema.

Para ter sucesso é essencial ter metodologia especializada voltada à inovação que contemple todas  as suas etapas, desde a definição do problema que se quer resolver até à execução e implantação do resultado final.

Para problemas simples ou complicados, existem técnicas de melhoria contínua que contribuem significativamente para sua empresa inovar na medida adequada, aqui estamos falando  de análise causa-raiz, mapeamento de processos, análise de capacity da empresa, de uma área ou de uma função específica.

Já para problemas complexos cabem técnicas como Design Thinking, que pressupõem um olhar na perspectiva de quem vive o problema, e com base em um processo estruturado de busca de soluções, com requinte de observação e entendimento do contexto das “personas” do problema, traz à tona a discussão dos principais insights que devem ser trabalhados até que a solução que impactará a experiência do cliente seja identificada, prototipada e implementada.

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